top of page

O jogo da memória é uma das atividades mais praticadas pelas crianças, pois além de ser divertido ajuda a melhorar a capacidade de concentração e memorização.

Mas qual seria a origem desse jogo tão popular?

Bem, há várias teorias, mas não se sabe ao certo onde e como teria surgido o jogo da memória. Algumas fontes dizem que foram os chineses que criaram este jogo no século XV, outras que ele surgiu no Antigo Egito e até mesmo em países do Oriente Médio. 

Ainda há historiadores que acreditam que ele possa ter sido criado antes mesmo da descoberta da escrita, e por isso é impossível ter uma data precisa ou aproximada. 

Por que a dúvida?

 

 

Pelo fato de não ter um registro exato da criação deste jogo, além da facilidade de se criar e a simplicidade de suas regras possibilitar que ele tenha sido criado por um povo primitivo.

Se fossemos nos basear na teoria dele ter sido inventado durante a pré-história, precisaria apenas de pedras ou imagens iguais, aos pares, que possam ser vistas e depois escondidas do jogador. 
 

Quais os benefícios do jogo da memória para o aprendizado?

O jogo da memória é uma excelente atividade, especialmente para as crianças, mas também pode ser jogado por adultos, que também poderão se beneficiar desse interessante e saudável jogo. 

Ele ajuda a melhorar a memória de curto prazo das pessoas, estimulando os processos mentais de retenção e processamento de informações captadas recentemente pelos olhos e armazenadas no cérebro. Dessa forma a pessoa aperfeiçoará sua capacidade de concentração, memorização e estratégias de memória.

Além disso, o jogo da memória como é uma atividade em grupo ajuda a melhorar a interação entre as crianças, pais e filhos.

 

Com o crescimento da tecnologia os jogos de tabuleiro e cartas receberam sua forma digital, assim facilitando seu acesso. Existem vários jogos da memória espalhados pela internet, neles a pessoa joga individualmente e pode conferir sua média de acertos e erros. 

Historia do Jogo da Memória

bottom of page